“A arte existe porque a vida não basta.”
Ferreira Gullar
Seja bem-vindo à CINEMATECA do inFINITO!
Nossa proposta é compilar documentários e filmes sobre temáticas relacionadas à finitude.
Tudo começou no nosso primeiro evento: o “Cineclube da Morte” no dia 8/8/2017 e, desde então,
já assistimos e conversamos sobre quase 50 filmes. O que aprendemos com isso tudo é que a arte nos ajuda a
compreender os mistérios da vida e a elaborar nossos sonhos, medos e lutos.
Mas, o que é o “Cineclube da Morte”?
Inspirado em encontros denominados “Death Cafés”- reuniões que tiveram origem na França e no Reino Unido,
o evento consiste na exibição de um filme no Caixa Belas Artes, em São Paulo, que tenha a morte como assunto principal
seguida de um papo aberto com a plateia.
Motivados pelo filme apresentado, os espectadores podem trocar percepções sobre o que foi assistido e trazer questões filosóficas sobre o tema, tirar dúvidas, explorar sua vulnerabilidade e medo e o que mais emergir durante o filme com
mediadores da área da saúde e de comunicação.
O evento foi idealizado pela Dra. Ana Claudia Quintana Arantes e Tom Almeida que, ainda, fazem a moderação
das conversas após os filmes no cinema Caixa Belas Artes.
Espero que gostem dos filmes e preparem-se para se emocionar muito!
EDIÇÃO ESPECIAL: FESTIVAL inFINITO
2019
📽️ Voluntariado - transformação pelo servir
Festival inFINITO 2019
Quando Roy Remmer começou a trabalhar como voluntário no Zen Hospice (Texas), em 1997, as conversas sobre vida e morte ainda não existiam. Hoje, atua como Diretor Executivo do Zen Caregiving Project.
📽️ Quando a vida começa a terminar
Festival inFINITO 2019
Como podemos começar a pensar sobre o morrer sem ser um fardo em nossas vidas? Como podemos cuidar de pacientes que estão próximos da finitude com maior dignidade e respeito?
📽️ Esperança e Coragem
Festival inFINITO 2019
Coragem, esperança e cuidados paliativos são as palavras-chave dessa reflexão que é um convite a ressignificarmos as angústias de um momento difícil.
📽️ Arquitetura da cura
Festival inFINITO 2019
O que arquitetura tem a ver com finitude? Como ambientes podem contribuir de maneira significativa para pacientes, familiares e amigos?
📽️Orquestração da morte
Festival inFINITO 2019
Guiada por sua marcante jornada da cura, Jessica Hanson criou um projeto sem fins lucrativos, a Project 660, para ensinar sobre a “Orquestração da Morte” como uma forma de transformar a maneira como enxergamos e “fazemos” a morte.
2020
📽️ Pacientes ativistas & um revolução
Festival inFINITO 2020
Torrie Fields, Olga Rabinovich e Ana Michelle Soares são as convidadas dessa conversa que aborda a importância dos Cuidados Paliativos em doenças que limitam a vida.
📽️ Doulas da vida & da morte
Festival inFINITO 2020
Alua Arthur e Ana Mateoli conversam sobre o papel das doulas e suas experiências ajudando no nascer o no morrer.
📽️Quando o super-herói é uma criança
Festival inFINITO 2020
Dallas Graham, Mauricio de Souza e Simone Mozzilli conversam sobre projetos transformadores como o Red Fred Project que transforma crianças que vivem com doenças críticas em personagens de livros infantis.
📽️Inovações na experiência da morte
Festival inFINITO 2020
Michael Hebb e Gisela Adissi conversaram sobre a experiência do morrer e como podemos nos relacionar melhor com tudo isso, enxergando a finitude por diferentes ângulos.
📽️É possível criar uma relação amigável com a morte?
Festival inFINITO 2020
BJ Miller e Ana Claudia Quintana Arantes, duas referências em Cuidados Paliativos, falam sobre vulnerabilidade e suas experiências com pacientes e o momento sagrado que é a morte.
📽️ Qual o último som que você gostaria de ouvir?
Festival inFINITO 2020
Há uma iniciativa conhecida como Sen Sound onde a missão é transformar o ambiente sonoro em hospitais. E foi sobre isso que Yoko K. Sen conversou com Cazé Peçanha e Patricia Palumbo.
2021
📽️Palavras que curam
Festival inFINITO 2021
Em caso de uma doença grave que ameaça a vida, profissionais de saúde devem respeitar toda e qualquer decisão do paciente, bem como dar-lhes espaço para que assumam o protagonismo de suas vidas, definindo quais tratamentos desejam - ou não- serem submetidos.
📽️Quando minha hora chegar
Festival inFINITO 2021
O assunto é polêmico: a jornalista americana Diane Rehm acompanhou os últimos dias do seu marido, que foi cercado de muito sofrimento e fez com que ela se tornasse uma ativista dos direitos ao suicídio assistido.
📽️Conversas que curam
Festival inFINITO 2021
Reprimir o que sentimos pode causar um turbilhão dentro de nós. Quando conseguimos identificar, nomear e expressar os sentimentos, também conseguimos lidar com eles de forma mais saudável.
📽️Conversas sinceras com pacientes em Cuidados Paliativos
Festival inFINITO 2021
Muitos pacientes em Cuidados Paliativos relatam que, após um diagnóstico, nasce um ser humano mais consciente, maduro e capaz de entender que pensar sobre a própria finitude também faz parte do processo de cura.
📽️Possiblidades de funeral pelo mundo
Festival inFINITO 2021
Cemitérios marítimos, compostagem humana e cremações em água são outras possibilidades possíveis pelo mundo, carregadas de significado, beleza e respeito.
📽️A fala do coração
Festival inFINITO 2021
Exercer a Medicina é ir muito além de tratamentos para o alívio de doenças e dores: é olhar com carinho para os pacientes levando em consideração suas demandas nas mais diversas esferas - afinal, não estamos falando somente do sofrimento físico, não é mesmo?⠀
📽️ Compostagem humana
Festival inFINITO 2021
Em 2017, Katrina Spade fundou a Recompose e liderou esforços bem-sucedidos na legalização da redução da matéria orgânica em 3 estados americanos. Em 2020, abriu a 1ª instalação do mundo a oferecer esta opção de tratamento ecológico da morte ao público.
📽️ Ser, sentir e viver
Festival inFINITO 2021
Ter a consciência sobre a própria finitude nos dá a coragem para desvendarmos, todos os dias, um pouquinho mais do que somos e do que sonhamos ser.
📽️ A potência e a importância dos rituais de despedida
Festival inFINITO 2021
Como manter viva a memória dos entes queridos e honrar suas histórias mesmo após a suas mortes? Através dos Rituais de Despedida é possível tornar o adeus menos doloroso para quem fica, sendo uma ferramenta importante para um luto mais saudável.
📽️ Lideranças religiosas: morte e luto em cada tradição
Festival inFINITO 2021
Cada religião encara a morte de uma forma mas, independente de crenças, temos muito o que aprender sobre a finitude para diferentes culturas.
📽️ Como sustentar conversas sobre suicídio?
Festival inFINITO 2021
Mais do que um tabu, o suicídio também é um problema de saúde pública, estando entre as 20 maiores causas de morte no mundo. Ainda rodeado de estigmas, surge a dúvida: o suicídio pode ser evitado?
📽️ Luto, narrativas e construção de significado
Festival inFINITO 2021
A dor da perda nos convida a encontrarmos novas maneiras de dar sentido ao luto para que consigamos organizá-la dentro de nós.
📽️Sobre SER inFINITO
Festival inFINITO 2021
AnaMi é paciente de câncer de mama em tratamento contínuo desde 2011 e autora de diversos livros e do perfil @paliativas no Instagram. Ela auxilia as pessoas a entenderem a finitude como importante ferramenta de autoconhecimento e cuidado.
📽️ E quando minha hora chegar no Brasil?
Festival inFINITO 2021
No Brasil, ainda existem muitas dúvidas, receios e obstáculos sobre a morte, principalmente pelo fato de que, no ocidente, ainda existe um certo afastamento sobre assuntos relacionados à finitude e uma falsa crença sobre a imortalidade.
EDIÇÃO ESPECIAL:
“A REVOLUCIONÁRIA FORMA DE CUIDAR”
📽️ “Como lidar com o diagnóstico de uma doença grave”
2022 | BRASIL
DESCRIÇÃO: Entre o diagnóstico de uma doença grave e o desfecho da doença (que pode ser tanto a cura, quanto a morte), existem todos os esforços focados no tratamento: pela frente virão dias, semanas, meses ou até anos de medos, inseguranças e questionamentos. E disso surgem consequências físicas e também emocionais - efeitos que podem ser até piores do que a própria enfermidade.
📽️ “The Good Death”
“A boa morte”
2018 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Janette está com uma doença terminal e deseja morrer de forma digna. A distrofia muscular, doença da qual Janette sofre, afeta sua família há gerações. A mãe dela esteve em cadeira de rodas por décadas, uma prisioneira em seu próprio corpo. Diante disso, Janette se recusa a esperar pela morte em uma situação insuportável.
📽️ “O que realmente importa no fim da vida”
2015 | EUA
DESCRIÇÃO: No fim da nossa vida, o que é que mais desejamos? Para muitos, é simplesmente conforto, respeito e amor. BJ Miller é médico num lar e pensa profundamente em como criar um fim de vida digno e feliz para os seus doentes. Saboreiem esta emocionante palestra, que faz perguntas importantes sobre como pensamos a morte e sobre como homenagear a vida.
📽️ “Documenting Her Wife’s Death on Social Media | The New Yorker Documentary”
“Documentando a morte de sua esposa nas Redes Sociais | The New Yorker Documentary”
2021 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: O filme conta a história de Kim Acquaviva e sua esposa, Kathy Brandt, que morreu de câncer em 2019, aos 54 anos. Brandt era uma consultora de hospício e de cuidados paliativos e uma defensora de cuidados de fim de vida de alta qualidade. Quando recebeu o diagnóstico, ela e Acquaviva, professora de enfermagem da Universidade da Virgínia e especialista em questões de final de vida para indivíduos LGBTQ e suas famílias, decidiram documentar o declínio de Brandt e os últimos dias de sua família juntos, por meio de postagens francas e frequentes nas redes sociais.
📽️ “Meet Ellie, Leaving a Legacy for Her Son | My Last Days”
“Conheça Ellie, deixando um legado para seu filho | Meus Últimos Dias”
2019 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Depois de lutar contra o câncer de mama e um tumor no cérebro, a previsão é que Ellie viva apenas mais algumas semanas. Em seus últimos dias, Ellie está fazendo tudo o que pode para preparar seu filho e sua família para sua morte.
📽️ “Jil's Last Day”
“Último dia de Jil”
2018 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Este documentário mostra o adeus emocionante de Jil Finnegan aos entes queridos em seus últimos dias. Finnegan, que tinha câncer, optou por morrer sob a opção de fim de vida da Califórnia em seu aniversário de casamento.
📽️ “Dying at home”
“Morrendo em casa”
2016 | Austrália
DESCRIÇÃO: Conheça os australianos que estão assumindo o controle da morte e optando por morrer em casa.
📽️ “Lasting Moments: The heartbreaking reality of childhood dementia”
“Momentos duradouros: a realidade comovente da demência infantil”
2018 | Austrália
DESCRIÇÃO: Neste documentário, duas famílias australianas lidam com a doença de Batten, uma forma incurável de demência infantil.
📽️ “Bob´s Choice: why a Seattle man chose death with dignity”
“A escolha de Bob: por que um homem de Seattle escolheu a morte com dignidade”
2019 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Seguimos a decisão de um homem de Seattle de morrer com dignidade após um diagnóstico de câncer. Bob Fuller, 75 anos de idade, compartilha sua jornada ao longo dos últimos meses de sua vida. Ele teve essa escolha porque disse que não queria sofrer, ou que outras pessoas se lembrassem dele sofrendo. Washington é um dos oito estados que possuem leis de morte com dignidade.
📽️ “When My Time Comes”
“Quando minha hora chegar”
2021 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Estimulada pela morte de seu marido, a jornalista ganhadora do prêmio Peabody atravessa o país para examinar em profundidade a ajuda médica na hora de morrer. Ela conversa com diversas pessoas, revelando os prós e os contras, os fatos e a desinformação em torno dessa prática controversa que, agora, é legal em nove estados dos EUA e no Distrito de Columbia. O resultado é comovente e informativo - um documentário revelador que certamente provocará fortes reações e conversas atenciosas entre espectadores de todas as idades e origens.
📽️ “How Doctors Tell Patients They're Dying | Being Mortal”
“Como os médicos dizem aos pacientes que estão morrendo | Ser Mortal”
2015 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Quando Clyde Earle se internou em um hospital esperando voltar para casa, sua médica, Kathy Selvaggi, teve que dar más notícias. O filme "Being Mortal" explora questões de morte, envelhecimento e o que é importante nos últimos dias de vida.
📽️ “Meet Jess, The Love Of a Lifetime | My Last Days”
“Conheça Jess, o amor da minha vida | Meus últimos dias”
2018 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Conheça a Jess. Ela está vivendo com câncer terminal no cérebro. Devido a despesas médicas, ela e o marido não puderam pagar um casamento...até agora. Ela está prestes a surpreendê-lo com o casamento dos seus sonhos.
📽️ “Meet Joel, taking one day a time | My Last Days”
“Conheça Joel, levando um dia de cada vez| Meus últimos dias”
2013 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Joel foi diagnosticado com um tumor teratóide atípico / Rhamboid (AT / RT), em janeiro de 2010. Ele tinha uma cirurgia para remover o tumor e foi submetido a 54 semanas de tratamento, incluindo quimioterapia e radioterapia. Em outubro de 2010, ele teve uma recorrência do tumor. Joel faleceu na quinta-feira, 13 de março de 2014.
📽️ “Meet Kat, a Foodie with Gastric Cancer | My Last Days”
“Conheça Kat, uma apaixonada por comida com câncer gástrico | Meus Últimos Dias”
2018 | Estados Unidos
DESCRIÇÃO: Conheça Kat. Ela está lutando contra o câncer gástrico, mas isso não interrompeu sua paixão por comida. Observe-a receber uma surpresa incrível de seu restaurante favorito.
📽️ “Malcolm and Barbara: Love's Farewell (Alzheimer's Documentary) | Real Stories”
“Malcolm e Barbara: despedida do amor (documentário sobre Alzheimer) | Histórias Reais”
1999 | Inglaterra
DESCRIÇÃO: Malcolm Pointon é um talentoso compositor, marido e pai que foi diagnosticado com Alzheimer. Sua esposa, Bárbara, só pôde observar enquanto as semanas e os anos afastavam Malcolm cada vez mais dela.
📽️ “How to expect at the end of life”
“O que esperar no fim da vida”
2019 | Reino Unido
DESCRIÇÃO: A enfermeira Maria descreve as mudanças comuns que você pode notar nas últimas semanas, dias e horas de vida de alguém. Peter, Shital e Tracey também falam sobre suas experiências pessoais de cuidar de seus entes queridos durante esse tempo.
📽️ “Assisted Suicide | Harriet Scott's Story | Last Right Series”
“Suicídio Assistido | A história de Harriet Scott | Última Série Certa”
2013 | Canadá
DESCRIÇÃO: Durante toda a sua vida, Harriet Scott gostou de estar no banco do motorista. Então, quando seu médico lhe disse que ela tinha um caso terminal de câncer de fígado, ela estava determinada a morrer em seus próprios termos. Mas a escolha seria tirada dela conforme a doença progredisse?
Movimento que promove experiências, conexões e conversas para desafiar certezas e expandir os limites das nossas crenças sobre a morte com o objetivo de transformar a relação com a vida.
2022 - Todos os direitos reservados.