“A arte existe porque a vida não basta.” | Ferreira Gullar
EDIÇÃO ESPECIAL: FESTIVAL inFINITO
2019
📽️ Voluntariado - transformação pelo servir
Festival inFINITO 2019
Quando Roy Remmer começou a trabalhar como voluntário no Zen Hospice (Texas), em 1997, as conversas sobre vida e morte ainda não existiam. Hoje, atua como Diretor Executivo do Zen Caregiving Project.
📽️ Quando a vida começa a terminar
Festival inFINITO 2019
Como podemos começar a pensar sobre o morrer sem ser um fardo em nossas vidas? Como podemos cuidar de pacientes que estão próximos da finitude com maior dignidade e respeito?
📽️ Esperança e Coragem
Festival inFINITO 2019
Coragem, esperança e cuidados paliativos são as palavras-chave dessa reflexão que é um convite a ressignificarmos as angústias de um momento difícil.
📽️ Arquitetura da cura
Festival inFINITO 2019
O que arquitetura tem a ver com finitude? Como ambientes podem contribuir de maneira significativa para pacientes, familiares e amigos?
📽️Orquestração da morte
Festival inFINITO 2019
Guiada por sua marcante jornada da cura, Jessica Hanson criou um projeto sem fins lucrativos, a Project 660, para ensinar sobre a “Orquestração da Morte” como uma forma de transformar a maneira como enxergamos e “fazemos” a morte.
2020
📽️ Pacientes ativistas & um revolução
Festival inFINITO 2020
Torrie Fields, Olga Rabinovich e Ana Michelle Soares são as convidadas dessa conversa que aborda a importância dos Cuidados Paliativos em doenças que limitam a vida.
📽️ Doulas da vida & da morte
Festival inFINITO 2020
Alua Arthur e Ana Mateoli conversam sobre o papel das doulas e suas experiências ajudando no nascer o no morrer.
📽️Quando o super-herói é uma criança
Festival inFINITO 2020
Dallas Graham, Mauricio de Souza e Simone Mozzilli conversam sobre projetos transformadores como o Red Fred Project que transforma crianças que vivem com doenças críticas em personagens de livros infantis.
📽️Inovações na experiência da morte
Festival inFINITO 2020
Michael Hebb e Gisela Adissi conversaram sobre a experiência do morrer e como podemos nos relacionar melhor com tudo isso, enxergando a finitude por diferentes ângulos.
📽️É possível criar uma relação amigável com a morte?
Festival inFINITO 2020
BJ Miller e Ana Claudia Quintana Arantes, duas referências em Cuidados Paliativos, falam sobre vulnerabilidade e suas experiências com pacientes e o momento sagrado que é a morte.
📽️ Qual o último som que você gostaria de ouvir?
Festival inFINITO 2020
Há uma iniciativa conhecida como Sen Sound onde a missão é transformar o ambiente sonoro em hospitais. E foi sobre isso que Yoko K. Sen conversou com Cazé Peçanha e Patricia Palumbo.
2021
📽️Palavras que curam
Festival inFINITO 2021
Em caso de uma doença grave que ameaça a vida, profissionais de saúde devem respeitar toda e qualquer decisão do paciente, bem como dar-lhes espaço para que assumam o protagonismo de suas vidas, definindo quais tratamentos desejam - ou não- serem submetidos.
📽️Quando minha hora chegar
Festival inFINITO 2021
O assunto é polêmico: a jornalista americana Diane Rehm acompanhou os últimos dias do seu marido, que foi cercado de muito sofrimento e fez com que ela se tornasse uma ativista dos direitos ao suicídio assistido.
📽️Conversas que curam
Festival inFINITO 2021
Reprimir o que sentimos pode causar um turbilhão dentro de nós. Quando conseguimos identificar, nomear e expressar os sentimentos, também conseguimos lidar com eles de forma mais saudável.
📽️Conversas sinceras com pacientes em Cuidados Paliativos
Festival inFINITO 2021
Muitos pacientes em Cuidados Paliativos relatam que, após um diagnóstico, nasce um ser humano mais consciente, maduro e capaz de entender que pensar sobre a própria finitude também faz parte do processo de cura.
📽️Possiblidades de funeral pelo mundo
Festival inFINITO 2021
Cemitérios marítimos, compostagem humana e cremações em água são outras possibilidades possíveis pelo mundo, carregadas de significado, beleza e respeito.
📽️A fala do coração
Festival inFINITO 2021
Exercer a Medicina é ir muito além de tratamentos para o alívio de doenças e dores: é olhar com carinho para os pacientes levando em consideração suas demandas nas mais diversas esferas - afinal, não estamos falando somente do sofrimento físico, não é mesmo?⠀
📽️ Compostagem humana
Festival inFINITO 2021
Em 2017, Katrina Spade fundou a Recompose e liderou esforços bem-sucedidos na legalização da redução da matéria orgânica em 3 estados americanos. Em 2020, abriu a 1ª instalação do mundo a oferecer esta opção de tratamento ecológico da morte ao público.
📽️ Ser, sentir e viver
Festival inFINITO 2021
Ter a consciência sobre a própria finitude nos dá a coragem para desvendarmos, todos os dias, um pouquinho mais do que somos e do que sonhamos ser.
📽️ A potência e a importância dos rituais de despedida
Festival inFINITO 2021
Como manter viva a memória dos entes queridos e honrar suas histórias mesmo após a suas mortes? Através dos Rituais de Despedida é possível tornar o adeus menos doloroso para quem fica, sendo uma ferramenta importante para um luto mais saudável.
📽️ Lideranças religiosas: morte e luto em cada tradição
Festival inFINITO 2021
Cada religião encara a morte de uma forma mas, independente de crenças, temos muito o que aprender sobre a finitude para diferentes culturas.
📽️ Como sustentar conversas sobre suicídio?
Festival inFINITO 2021
Mais do que um tabu, o suicídio também é um problema de saúde pública, estando entre as 20 maiores causas de morte no mundo. Ainda rodeado de estigmas, surge a dúvida: o suicídio pode ser evitado?
📽️ Luto, narrativas e construção de significado
Festival inFINITO 2021
A dor da perda nos convida a encontrarmos novas maneiras de dar sentido ao luto para que consigamos organizá-la dentro de nós.
📽️Sobre SER inFINITO
Festival inFINITO 2021
AnaMi é paciente de câncer de mama em tratamento contínuo desde 2011 e autora de diversos livros e do perfil @paliativas no Instagram. Ela auxilia as pessoas a entenderem a finitude como importante ferramenta de autoconhecimento e cuidado.
📽️ E quando minha hora chegar no Brasil?
Festival inFINITO 2021
No Brasil, ainda existem muitas dúvidas, receios e obstáculos sobre a morte, principalmente pelo fato de que, no ocidente, ainda existe um certo afastamento sobre assuntos relacionados à finitude e uma falsa crença sobre a imortalidade.
Movimento que promove experiências, conexões e conversas para desafiar certezas e expandir os limites das nossas crenças sobre a morte com o objetivo de transformar a relação com a vida.
2022 - Todos os direitos reservados.